5 dicas de decoração indispensáveis

5 dicas de decoração indispensáveis

5 dicas de decoração indispensáveis

A decoração é muito importante para dar uma nova vida a qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. Saber como decorar também é interessante, visto que nem sempre sabemos ao certo o que podemos ou não fazer para chegar ao resultado que queremos.

A boa notícia é que não é preciso saber tudo. Veja as nossas dicas essenciais de decoração e aprenda técnicas simples que você pode usar em qualquer ambiente da sua casa para deixá-la do jeito que você sempre quis.

Leve sempre em consideração que a decoração da sua casa deve ser baseada nas pessoas que moram lá, nos seus gostos e preferências. Portanto, capriche nas inspirações, na criatividade e mãos à obra.

O que a decoração pode fazer por você

Apesar de ser um tema bastante recorrente, muitas pessoas ainda pensam que a decoração é coisa de pessoas com ótimas condições financeiras ou que têm muito espaço em casa para encher de objetos e móveis.

Ou então, que a decoração serve apenas para enfeitar um lugar. Mas, é um engano. O tempo em que a decoração se destinava apenas a deixar um ambiente mais bonito já passou.

Em seu lugar ficou a tentativa de tornar este ambiente um espaço agradável, funcional e aconchegante. E o que você ganha com isso? Qualidade de vida.

Com casas e apartamentos cada vez menores, é preciso investir em técnicas e dicas de decoração para transformar o local e deixá-lo realmente com cara de lar, de convivência harmoniosa com a família. É isso que a decoração pode fazer por você.

5 dicas essenciais de decoração

Muito se fala sobre o que pode ou o que não pode em decoração. O certo é que tudo é muito relativo e vai depender de cada pessoa e do ambiente que ela ocupa, além de toda a família que circula naquele espaço.

Diante disso, listamos a seguir cinco dicas essenciais de decoração que irão ajudar até mesmo as pessoas que não tem ideia de como decorar.

1.Preze pelo conforto

A decoração tem a função de enfeitar um ambiente, deixá-lo mais bonito e elegante, atraente e convidativo. Tudo isso é verdade. Mas não é tudo. E a maioria das pessoas esquece de fazer uma decoração baseada no conforto.

De que adianta ter uma casa ou apartamento lindos se o sofá lhe dá dor nas costas, o colchão não te oferece uma noite de sono adequada e a casa fica exageradamente pequena com uma infinidade de móveis, aparentando ser menor do que o que é?

Pense nisso e escolha para a sua casa os móveis, quadros, cortinas e cores que lhe dêem sensação de conforto, de satisfação, de aconchego.

2.Busque o equilíbrio

Você não precisa saber de todas as regras e dicas de decoração. Basta saber que deve manter o equilíbrio entre tudo que está dentro do seu imóvel. E vale para tudo mesmo: tamanho dos objetos, cores, estampas, quadros etc.

Para garantir a sua dose de equilíbrio na decoração, pense em um ponto central, um estilo de decoração. A partir daí vá fazendo os ajustes que tenham a ver com o seu ponto de partida.

Um exemplo é o uso da estampa floral. Se você é adepta deste tipo de decoração, pode fazer combinações entre almofadas e cortinas. Mas não precisa estender para as paredes, sofás e tapetes, entende?

3.Explore o poder das tintas

As tintas, além de proteger as paredes, servem para dar cor e vida a um ambiente. Já reparou como uma simples parede pintada de uma cor diferente deixa o cômodo mais alegre?

Por que não experimentar esta dica de decoração em alguns cômodos da casa? Cada ambiente sugere uma função e é a partir disso que você vai determinar qual cor usar naquele lugar.

Quartos de dormir devem ser mais aconchegantes e relaxantes. Por isso, invista em tons pastéis que estimulam o sono. Já as cozinhas ficam ótimas com cores quentes e fortes como vermelho e laranja que aguçam o paladar.

A sala de estar é um ambiente que costuma reunir toda a família para momentos de lazer e descontração. A cor não é preponderante, mas você pode escolher a sua cor preferida e fazer combinações com objetos decorativos do lugar em tons semelhantes.

4.Iluminação é fundamental

A iluminação é uma das estratégias de decoração mais interessantes e importantes também. Ela pode ser usada para a sua função básica de clarear um ambiente para a livre e segura circulação.

E também pode ser manipulada para dar efeitos, destaques, deixar o local mais íntimo e pessoal ou mais alegre e divertido. Mas, cuidado para mais uma vez não cair no exagero e no desequilíbrio.

Para não errar, faça a iluminação do ambiente de acordo com a função que ele exerce dentro da sua casa. Para isso, existe a iluminação direta, indireta e as luminárias de trabalho, essenciais em escritórios e áreas de leitura.

5.Insira a sua personalidade

Esta talvez seja a dica mais importante para que você aprenda como decorar. A personalidade do dono do imóvel deve ser reconhecida logo que um convidado entrar na casa, apenas pela decoração que lá se encontra.

A decoração da sua casa deve ser feita para você, para o seu conforto e de sua família. Por isso, é essencial que você descubra o que faz o seu estilo de decoração e imprima isso na hora de decorar o seu lar doce lar.

Uma dica é identificar o que você gosta e refletir as suas preferências em objetos como quadros, tapetes, cortinas, tintas, móveis etc. E vá fazendo isso aos poucos, até perceber que está no caminho correto.

Com as nossas dicas de decoração você pode deixar a sua casa muito mais interessante. E, como você viu, não é preciso dominar todas as técnicas, basta, na maioria das vezes, ter bom senso e querer aprender, sem medo de errar. Então, inspire-se nas nossas dicas essenciais de decoração e invista toda a sua criatividade na transformação do seu lugar preferido, o seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *